sábado, 28 de abril de 2012

Minuto do Chefe 03: A História de Ging Gang Goolie





Boa Tarde queridos IRMÃOS DE IDEAL!!

Muitos aqui(principalmente a velha guarda), devem conhecer a canção “Ging Gang Goolie” que é uma das mais conhecidas e cantadas em todo o mundo. Talvez poucos saibam, mas ela foi criada pelo nosso Poderoso Chefão do movimento escoteiro, Lord Robert Stephenson Smith Baden Powell, com o intuito de permitir que todos pudessem cantar, por isso ela não é escrita em nenhuma língua existente.

E a história por ele criada é ainda mais fantástica, vejam só:


Numa escura e longínqua selva Africana existe uma lenda que conta a história do “Fantasma do Grande Elefante Cinzento”.
Todos os anos após a época das grandes chuvas, o fantasma do elefante surgia da bruma pela madrugada e vagueava pela selva. Quando chegava a uma aldeia parava, levantava a tromba e cheirava… “func”!
Depois decidia se atravessava a aldeia ou se a contornava. E, se ele atravessasse a aldeia, significava que o ano ia ser mau, haveria fome, doenças e as colheitas seriam péssimas devido à seca, pestes ou quaisquer outras desgraças, mas se pelo contrário ele contorna-se a aldeia, significava que o ano seria próspero.
A aldeia de Wat-Cha tinha sido atravessada pelo fantasma durante três anos consecutivos e as coisas começavam a ficar realmente más para os habitantes.
O chefe da aldeia, Ging-Gang, e o pagé da tribo, Sheyla, estavam bastante preocupados, uma vez que o dia do elefante estava de novo a aproximar-se, então juntos decidiram que era preciso fazer alguma coisa para que o fantasma não voltasse a atravessar a aldeia.
Os guerreiros da aldeia, que eram homens grandes como hipopótamos rechonchudos, usavam escudos e lanças e decidiram que iriam se colocar no caminho do elefante para o assustarem, fazendo barulho com as suas lanças e escudos, mas por sua vez, os discípulos de Sheyla iriam fazer magia para afastar o elefante agitando os seus bastões mágicos.
Estes bastões tinham pendurados diversos enfeites e ao abaná-los faziam barulho… shalliwalli, shalliwalli, shalliwalli!
Finalmente o dia da visita do elefante cinzento chegou! Muito cedo, os habitantes levantaram-se e reuniram-se à porta da aldeia. De um lado estava Ging-Gang e os seus guerreiros, do outro estava Sheyla e os seus discípulos. Enquanto esperavam a chegada do fantasma, os guerreiros começaram a cantar baixinho os feitos heróicos do seu chefe… Ging gang goolie, goolie, goolie, goolie, watcha, Ging gang, goo, Ging Gang goo… Os discípulos de Sheyla não quiseram ficar para trás e começaram também a cantar… Heyla, Heyla Sheyla, Heyla sheyla Heyla ho, Heyla, Heyla sheyla, Heyla sheyla Heyla ho… e ao mesmo tempo abanavam os seus bastões… shalliwalli, shalliwalli, shalliwalli.
De repente surgiu da névoa o fantasma do grande elefante cinzento que ouvindo os cantos levantou a tromba e respondeu oompa, oompa, oompa… À medida que o elefante se aproximava, os guerreiros começaram a cantar mais alto e a fazer barulho com as suas lanças a bater nos escudos…
“Ging gang goolie, goolie, goolie, goolie, watcha,
Ging gang, goo, Ging Gang goo…”
Os discípulos de Sheyla levantaram-se e começaram a sua mágica para espantar o animal…
“Heyla, Heyla sheyla, Heyla sheyla Heyla ho, Heyla, Heyla sheyla, Heyla sheyla Heyla ho…”
e ao mesmo tempo abanavam os seus bastões…
“shalliwalli, shalliwalli, shalliwalli.”
Impressionado com tanto barulho o elefante começou a dar a volta a aldeia continuando a berrar…
“oompa, oompa, oompa…”
Houve grande alegria entre os habitantes e todos juntos começaram a cantar…
Ging gang goolie goolie goolie goolie watcha,
Ging gang goo, ging gang goo.
Ging gang goolie goolie goolie goolie watcha,
Ging gang goo, ging gang goo.
Hayla, oh hayla shayla, hayla shayla, shayla, oh-ho,
Hayla, oh hayla shayla, hayla shayla, shayla, oh.
Shally wally, shally wally, shally wally, shally wally,
Oompah, oompah, oompah, oompah.
Fonte: Revista Leader com o título “The Great Grey Ghost Elephant”, edição de Junho/Julho 1991, página 7.

SAPS!!!

G.E. Rio das Cobras 181º


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Missa Escoteira Aparecida 2012





Salve nossos queridos irmãos de ideal!!

Semana passada nós do Grupo Escoteiro Rio das Cobras 181º juntamente com o Motoclube Escoteiros Selvagens estivemos em "Paris", sim a velha piadinha para APARECIDA DO NORTE, para a 9ª Missa Escoteira.
Segundo informações dos Staffs no local, o evento deste ano reuniu aproximadamente 1600 Escoteiros das três modalidades (Básica, Ar e Mar).

O Grupo Rio das Cobras saiu de viagem no Sábado a noite chegando no domingo de madrugada, já a galera do motoclube sairam a tarde no sábado e marcaram presença na tradicional Final da Guerra de bastão  e dança escoteira.

Segue abaixo algumas fotos da viagem:



































SAPS!

G.E. Rio das Cobras 181º

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Feliz Páscoa galera!!






Bom dia galera!!
Domingo dia 08 de abril é dia de comemorarmos um dos dias mais importantes do nosso calendário: A Páscoa, que nos representa a Ressureição de Cristo.

Nós do G.E. Rio das Cobras 181º só temos a desejar a todos nossos irmãos uma Páscoa cheia de Paz e Fraternidade!!

O significado da Páscoa...

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas. Assim:


A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?  

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".
De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.
Para os curiosos, olha aí as datas da Páscoa até o ano de 2010:
  • 2000 - 23 de abril
  • 2001 - 15 de abril
  • 2002 - 31 de março
  • 2003 - 20 de abril
  • 2004 - 11 de abril
  • 2005 - 27 de março
  • 2006 - 16 de abril
  • 2007 - 08 de abril
  • 2008 - 23 de março
  • 2009 - 12 de abril
  • 2010 - 04 de abril



SAPS!!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Reunião Distrito Baixa Mogiana - Março 2012

Boa noite Queridos!!

No dia 31 de Março de 2012, na sede do G.E. Encanto das Matas (Mogi Mirim), foi realizado a primeira reunião distrital para definir alguns assuntos de interesse do distrito.

Ficou definido os Coordenadores de ramos para o ano de 2012:

Lobo - Mariana (G.E. Excalibur)
Escoteiro - Bahia (G.E. Rio das Cobras)
Senior - Juliano (G.E. Rio das Cobras)
Pioneiro - Nieri (G.E. Rio das Cobras)

As datas de 05 de Maio e 24 de Junho serão reservadas para atividades em conjunto. As demais atividades serão definidas numa proxima reunião para o 2º semestre.

SAPS